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Você já deve saber que a homologação de fornecedores é um passo importante para o sucesso da sua empresa, correto? Mas o que é esse processo e quais são os documentos necessários para realizá-lo? Vem que a Berkan IT te explica!

O processo de homologação de fornecedores consiste na revisão dos principais documentos e processos que comprovam a capacidade do fornecedor para atender as expectativas do contratante.

Dessa forma, esse processo é importante pois, qualquer irregularidade identificada pode ser tempestivamente reportada e regularizada por todos os envolvidos! Além disso, uma homologação bem feita evita a perda de verba!

Mas quais documentos são necessários?

  1. Documentos Fiscais

Referente aos documentos que comprovam as relações comerciais do seu negócio, tais como:

  • CNPJ;
  • Contrato Social;
  • Alvará e licença de funcionamento.
  1. Documentos Tributários

Para cumprir as obrigações tributárias, a sua empresa precisa de certidões que comprovem a regularidade, tais como:

  • Certidão de Dívida Ativa Federal;
  • Certidões negativas estaduais e municipais;
  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais.
  1. Documentos Financeiros

Importante para controlar as relações com o seu fornecedor e mitigar riscos, são apenas 3:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstrativos financeiros;
  • Informações de faturamento e endividamento.
  1. Documentos Trabalhistas

Para evitar perder dinheiro com processos trabalhistas, é de suma importância manter os documentos trabalhistas em dia, tais como:

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT);
  • Certificado de Regularidade do FGTS (CND FGTS);
  • Recibo de pagamento de salário, entre outros;
  1. Documentos Reputacionais

Para evitar danos à imagem da sua empresa e a contratação de empresas que não cumprem com a ESG, é importante ter os documentos reputacionais, como:

  • Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM);
  • Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS);
  • Acordos de Leniência;
  • Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP).
  1. Documentos operacionais e Regulatórios

Se o trabalho contratado envolve alimentos, é necessário licenciamento da Anvisa. Caso lide com recursos ambientais, é necessário licenciamento do Ibama e assim por diante.

É uma quantidade e tanto de documentos, correto? E errar nesse processo não é uma ação boa para a reputação da sua empresa. Então deixe este processo com a Berkan IT!

Entre em contato conosco agora mesmo:  

Estamos no WhatsApp, com o número (47) 99969-2601, se preferir pelo e-mail: berkan@berkan.com.br

Até o próximo post. 

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