Skip to main content

Carrinho

Close Cart

O não cumprimento de todos os regulamentos na contratação e efetivação de terceiros pode culminar em processos trabalhistas que, normalmente, geram prejuízos. E estes prejuízos podem ser o fator chave para um fornecedor não escolher a sua empresa! 

Para evitar que isso ocorra, é importante compreender o que são os processos trabalhistas e também quais são os prejuízos que estes ocasionam. Vem que a Berkan IT te ajuda! 

O que são processos trabalhistas?

Processos trabalhistas consistem em ações judiciais com o intuito de resolver determinadas questões relacionadas ao trabalho.

Estas ações podem ser feitas pelo empregado, empregador ou pelo Ministério Público do Trabalho. 

Quais os processos mais comuns?

Os motivos para abrir um processo trabalhista variam muito, podendo ser referente a variados tópicos. No entanto, os processos mais comuns abertos no Brasil são referentes à: 

  • Horas extras;
  • Danos morais;
  • Verbas rescisórias;
  • Ausência de registro na carteira;
  • Adicional de insalubridade.

Qual o prejuízo dos processos trabalhistas?

Receber um processo trabalhista significa que, em alguma parte do seu trabalho, você falhou. Para explicar melhor, tomamos como exemplo os processos referente a hora extra: o empregador, em dado momento, falhou em computar as horas de trabalho do seu funcionário. 

É compreensível que nem sempre teremos controle de todos os âmbitos da nossa empresa, no entanto, é necessário que você admita isso e contrate alguém para evitar tais falhas.

Afinal, os prejuízos dos processos trabalhistas para o empregador são grandes. Vamos conhecer alguns!

  1. Perda monetária

Na maioria das vezes, os processos trabalhistas são encerrados em acordos financeiros, nos quais o empregador deve pagar uma taxa (geralmente alta) ao reclamante para apaziguar a tensão. 

Assim, se a sua empresa não se atenta a alguns detalhes, pode acabar com variados processos do mesmo teor e perder uma grande quantidade de verba nisto. 

  1. Baixa reputação

Se a sua empresa recebe muitos processos trabalhistas, é óbvio que a sua reputação irá diminuir, fazendo com que o seu preço no mercado diminua. 

Atualmente, ninguém gosta de trabalhar com empresas que possuem problemas, pois é possível que ocorram novamente. 

  1. Baixa credibilidade

Assim como sua reputação, a sua credibilidade também irá cair. Ou seja, os fornecedores não irão considerar você como primeira opção e, mesmo que você resolva os problemas da sua empresa, nem sempre irão acreditar.

Agora que você já sabe quais são os prejuízos dos processos trabalhistas, que tal evitá-los contratando uma empresa de Gestão de Terceiros? 

Entre em contato conosco agora mesmo:  

Estamos no WhatsApp, com o número (47) 99969-2601, se preferir pelo e-mail: berkan@berkan.com.br

Até o próximo post. 

Conte com a gente!